11 de outubro de 2011

Enfim...Dia das Crianças!!

Felicidades à todos nós, que nos sentimos crianças;
na simplicidade da vida;
na vontade louca de ganhar doces e comer muuuuito chocolate;
em adorar afagos, principalmente quando machucamos ou estamos com o "coração machucado";
que curtimos aniversários, Natais, Dia de Páscoa...
que assistimos desenhos animados e ainda morremos de rir!!
Felicidades meus amigos, pelo nosso dia!!!

Abraço carinhoso de Fábia e Balbino.






10 de outubro de 2011

Tenha uma gravidez saudável

Tenha uma gravidez saudável

As alterações físicas e emocionais durante a gravidez são perfeitamente normais. Para que a futura mamãe compreenda melhor essa fase e tenha certeza de uma gestação saudável, deve fazer o acompanhamento pré-natal com um médico ou enfermeiro de sua confiança.

O que é o pré-natal?
Simplesmente o acompanhamento que o médico ou enfermeiro faz da saúde da gestante e do desenvolvimento do feto até o momento do parto. Deve ser iniciado assim que se confirme a gravidez.
A gestante deve programar-se para frequentar o consultório com regularidade, pois seu corpo sofrerá modificações e por ser uma situação muito nova para a mulher, com certeza ela terá muitas dúvidas. Em cada consulta, o profissional de saúde irá pesá-la, medir sua barriga, escutar o coração do bebê, tirar dúvidas.
Com o acompanhamento pré-natal, é possível assegurar uma gestação saudável. O médico ou enfermeiro irá pedir exames e recomendar cuidados destinados a proteger a mãe e o bebê, desde o início da gravidez até o momento do parto.

Lembrem-se de que gravidez não é doença, mas é necessário que se cumpra alguns cuidados:

Alimentação
O feto recebe toda sua nutrição através do sangue materno, portanto, uma dieta balanceada é importante para o seu desenvolvimento saudável.
Dietas estritamente vegetarianas ou dietas com alto teor de gorduras devem ser evitadas.  As dietas de emagrecimento devem ser evitadas, uma vez que a perda de peso pode produzir substâncias no sangue, que podem afetar o desenvolvimento do bebê.
O consumo excessivo de açúcar refinado, álcool e cafeína, também, devem ser evitados. A suplementação com vitaminas do complexo B e ácido fólico pode ser recomendada pelo profissional que a assiste.
Esqueçam os exageros...essa é a receita!!

Doenças
Diabetes, hipertensão arterial, doenças do coração, entre outras, podem afetar a gestação. Casais com história familiar de doenças hereditárias podem ser portadores de traços genéticos. Tudo deve ser informado na primeira consulta do pré-natal. O ideal seria procurar um aconselhamento médico especializado antes da concepção. Mas não é regra que se instale o mesmo quadro no bebê, portanto muita calma!!! Não tirem conclusões precipitadas...

Uso de medicamentos e drogas
O uso de alguns medicamentos e de qualquer substância do tipo da maconha, cocaína, LSD, incluindo o álcool e o cigarro, é fator de risco importante para más formações e doenças no bebê.
Medicamentos como a aspirina, os anti-inflamatórios, os ansiolíticos e antidepressivos, e alguns antibióticos devem ser evitados.
Atenção!
Apenas o médico pode prescrever o melhor medicamento a ser utilizado. Determinadas infecções durante o início da gestação podem causar defeitos congênitos no bebê. A infecção pelo vírus da rubéola pode ser responsável, até mesmo, por abortamentos.
A toxoplasmose é uma doença causada por um pequeno parasita que é transmitido por meio das fezes de gatos ou por carnes cruas e verduras mal lavadas.
O vírus da rubéola pode causar graves defeitos congênitos, principalmente se a infecção ocorrer no início da gestação.

Exercícios físicos
Esportes competitivos, como basquete, vôlei, futebol, lutas, enfim, exercícios aeróbicos de alto impacto durante a gravidez devem ser evitados. As articulações ficam mais frágeis devido às ações hormonais e retenção de líquidos, além de sobrecarregar o corpo que está em constante mudança. Porém se não houver restrições médicas, uma caminhada sem muito esforço físico, hidroginástica, natação e bicicleta (ergométrica), serão muito benéficas, principalmente para uma preparação ao parto e manter uma rotina cardiovascular saudável.

Preparo para o aleitamento e cuidados com a pele
A preparação da mama deve acontecer ainda durante a gestação. Algumas técnicas podem ser usadas para fortalecer o bico do peito e estimular as glândulas mamárias. Lavar o bico do peito apenas com água, ou no máximo com sabonete neutro, pois eles já possuem uma hidratação natural que deve ser preservada.
O banho de sol diário é imprescindível para preparar os seios. Tome de 10 a 15 minutos de sol no seio todos os dias, antes das 10 da manhã ou depois das 3 da tarde.  O calor do sol deixa a pele mais resistente.
Massagens diárias: podem ser até no banho ou à noite antes de dormir. Segure o seio com as duas mãos, uma de cada lado, e faça uma pressão da base até o bico, como se fosse uma ordenha. Repita o movimento com delicadeza umas seis vezes para cada mama. O mesmo movimento deverá ser feito com uma mão em cima e outra embaixo do seio. Esse movimento ajuda ao leite “descer”.
Para as mamas com o bico do seio invertido, a gestante poderá segurar a extremidade do bico com o polegar e o indicador e rodar os dedos, para um lado e para o outro, torcendo um pouquinho.

E para evitar as temidas estrias, a aplicação de hidratantes corporais auxilia na lubrificação da pele que terá estiramento e tração, o uso de sabonetes adequados ao seu tipo de pele e a temperatura da água do banho mais amena, evitando assim um ressecamento de pele.
O surgimento do melasma, pigmentação acastanhada das regiões centrais da face, preocupa a maioria das gestantes, deve-se evitar exposição solar entre 10 e 16 horas, utilizar fotoprotetores para raios UVA e UVB, no mínimo fator 15 que devem ser aplicados 30 minutos antes da exposição solar, várias vezes ao dia, mesmo em ambientes fechados.
E não se esquecer de manter uma boa higienização cutânea!!

Principais exames do Pré-Natal
-Hemograma completo: para o diagnóstico de anemia
-Grupo sanguíneo e fator RH para verificação do tipo de sangue da mãe
-VDRL para pesquisa de sífilis
-Papanicolaou para análise das condições do colo uterino
-Glicemia para pesquisa dos níveis de açúcar no sangue (diabetes)
-Exame de fezes para verificação de possível verminose
-Exame de urina I e urocultura para pesquisa de infecção urinária e perda de proteína na urina
-Pesquisa de rubéola e toxoplasmose para investigação a presença de anticorpos dessas doenças
-HIV: para pesquisa de AIDS
-Ultrassom obstétrico para observação o crescimento e desenvolvimento fetal

Os exames pedidos no pré-natal servem para que se tenha um quadro completo da saúde da mãe e do bebê, assegurando uma gestação saudável.
O cartão de pré-natal, preenchido com todos os dados importantes e os resultados dos exames feitos, deve ficar sempre à mão da gestante.
Caso haja dúvidas entre uma consulta e outra, anotá-las em uma folha de papel para perguntar ao médico depois.
A gravidez é uma época de mudanças físicas e emocionais. Um pré-natal bem feito dá tranqüilidade à gestante, além de garantir sua saúde e a do bebê.

Mães saudáveis têm filhos saudáveis. Cuide bem de sua saúde durante a gravidez!!
Beijos da Fábia.